sexta-feira, 29 de julho de 2016

CONTO CHEROKEE: LOBOS


Bom, resolvi trazer uma coisa diferente e reflexiva, então escolhi um conto Cherokee antigo que fala sobre dois lobos.

Os Cherokees são uma tribo indígena norte americana que vive no sudoeste dos Estados Unidos. O conto é sobre um homem velho que caminhava ao longo de um riacho com o neto. Eles faziam isso todo dia. O homem velho sabia muitas histórias cheias de aventura ou sabedoria e o garoto amava ouvi-las.

Um dia o avô explicou para o jovem que todos nós temos uma batalha acontecendo em nosso interior. Ele disse "Meu filho, a batalha é entre dois "lobos" que vivem dentro de nós. Um é mal. É raiva, inveja, ciúmes, tristeza, arrependimento, ganância, crueldade, arrogância, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras e superioridade. O outro é bom. Esse é alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, caridade, compaixão, generosidade, verdade, piedade e confiança."

O neto se encheu de curiosidade. Ele pensou sobre isso por um minuto e perguntou ao seu avô, "O que acontece? Qual lobo ganha?"

O velho Cherokee simplesmente respondeu, "Aquele que você alimenta."


Texto traduzido da apostila SER(Ensino médio, língua inglesa).

4 comentários:

  1. Excelente ensinamento que esse conto nos traz, para tudo devemos ter o equilibro e agir com sabedoria. Realmente, a tribo Cherokee tem muito ensinamento em meio à sua cultura. Uma pena que poucas pessoas se interessam pelo assunto atualmente. Adorei a publicações, estarei ansioso a espera de mais artigos como esse.
    Parabéns pela organização e sucesso para você!
    Grande abraço.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Filipe. Muito obrigada e sucesso para você também.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SIGA O BLOG!